BIOGRAFIA DOS UFÓLOGOS BRASILEIROS

Saturday, April 08, 2006

HULVIO BRANT ALEIXO (In Memoriam)

Nasceu em 5 de setembro de 1926 na cidade de Belo Horizonte -MG, onde faleceu em 23 de junho de 2006. Fez curso de piloto combatente pela FAB em 1948, oficial da Reserva da FAB. Graduou-se como psicólogo em 1967 pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor da Faculdade Municipal de Ciências Econômicas de Belo Horizonte. Fundou e foi presidente, e encabeçou como psicólogo e professor universitário no ano de 1954, o Centro de Investigação Civil dos Objetos Aéreos Não Identificados (CICOANI) grupo pioneiro na América Latina. No Brasil o pioneirismo coube ao Centro de Investigação Civil dos Objetos Aéreos Não-Identificados (CICOANI). As ufologias militar e civil proliferaram por todo o planeta, porem com raríssimos momentos de trabalho conjunto. A primeira, mais antiga, melhor aparelhada e mais organizada, especialmente nos países desenvolvidos, costuma desdobrar-se secreta e hermeticamente, não permitindo o acesso de estudiosos civis, exceto em ocasiões muito particulares. A segunda, carente de recursos de toda ordem (financeiros, humanos, técnicos, metodológicos etc.) desde o seu surgimento, tem padecido em função de máculas causadas por um grande contingente de pesquisadores despreparados. Em seus esporádicos confrontos com a secreta ufologia militar, foi alvo de muitas estratégias de desinformação e de grandes distorções geradas por embusteiros e mistificadores. Foi colaborador da Revista Ufológica da Associação Mineira de Pesquisas Ufológicas (AMPEU) em Dezembro de 1987 com 46 páginas, um marco na ufologia brasileira.
Obras: Aleixo, Hulvio Brant. 1969. Humanoids Encountered at La Baleia. Flying Saucer Review. Pt. 1, 14(6): 8-11, 20. Pt. 2, 15(1): 12-14.
Aleixo, Hulvio Brant. 1973. Abduction at Bebedouro. Flying Saucer Review 19(6): 6-14.
Aleixo, Hulvio Brant. 1975. Bebedouro II: The Little Men Return for the Soldier. Flying Saucer Review 21(3&4): 32-35. Aleixo, Hulvio Brant. 1985. UFOs, Jinns and Poltergeistry at Joaquim Murtinho. Flying Saucer Review 30(6): 17-19. Fonte: Livro Branco dos Discos Voadores de Guilherme Pereira e Walter Karl Bühler e pesquisa na internet.

2 Comments:

  • At 12:05 AM, Blogger Mucio said…

    Ético, sério. Se todos os úfologos tivessem o mesmo comportamento, certamente teriamos hoje uma Ufologia muito mais acreditada. Fiz parte do Cicoani na decada de 70. Professor Húlvio jamis forjou um dado obtido em pesquisas de campo.

     
  • At 12:06 AM, Blogger Mucio said…

    Errata do comentário. Onde está escrito jamis é jamais.

     

Post a Comment

<< Home