BIOGRAFIA DOS UFÓLOGOS BRASILEIROS

sábado, abril 08, 2006


RAUL PESSOA SOBRAL DR. (In memoriam)
Texto de Mário Rangel

Nasceu no Rio de Janeiro em 21/10/1911, filho de Raul Guimarães Sobral e Sylvia Alvim Pessoa Sobral, e faleceu na mesma cidade em 21/4/2007. Em 23/9/1938 era Primeiro Tenente Médico da Marinha Brasileira, depois Capitão-Tenente, Capitão-de-Corveta, Capitão-de-Fragata, em 9/3/1959 foi transferido para a reserva como Capitão-de-Mar-e-Guerra (médico) em 29/3/1976 foi reformado. Fez cursos de Medicina Militar e Especial de Estado-Maior e Direção de Serviços. Recebeu 3 medalhas e condecorações militares. Tinha fama de ser muito generoso. Foi psiquiatra, parapsicólogo, presidente do Grupo Ômega (Rio de Janeiro), hipnotizou vários abduzidos inclusive Elias Seixas (1983 ou 1984), também hipnotizado pelo Dr. Sílvio Lago (vide biografia e foto).

RAFAEL SEMPÉRE DURÁ - In Memoriam

Nasceu a 10 de agosto de 1922 e faleceu em 3 de setembro de 2004 na cidade de Lindóia. O incansável Professor Rafael Durá, nasceu em Valência (Espanha), terra de artistas plásticos, poetas, músicos e pirotécnicos. Durá chegou ao Brasil, depois de alguns anos na Argentina e Uruguai, nos primeiros dias do ano 1953, adotando a cidadania brasileira. Sendo sua profissão Auditor, dedicando-se mais de 40 anos à pesquisa da fenomenologia ufológica. Delegado-Representante no Brasil de uma das maiores organizações de investigação ufológica da Europa, conhecida por CIOVE (Centro Investigador de Objetos Voadores Extraterrestres), com sede central na cidade de Santander (norte da Espanha) que forma parte da Coordenadora de Estudos sobre o fenômeno OVNI, entidade federal que aglutina diversas associações da Península Ibérica. Ex-membro da APEX (Associação de Pesquisas Exológicas) e da "Ancient Astronaut Society"de Illinois (USA). Autor de diversos trabalhos literários publicados no Brasil e no exterior e promovendo palestras em Centros de Estudos, seu trabalho se valorizou como produtor amador de reportagens cinematográficas em forma de áudio-visuais, destacando-se entre estas "Tiahuanaco", "Eles estão aqui" e "As Pedras de Ica". Autor também de alguns livros como "Eles estão aqui" e "Alerta! Operação Babel Reativada", possui diversas condecorações cívicas como a "Marechal Rondon", Cavalheiro da Ordem da Lealdade e Comendador da Soberana Ordem do Templo de Jerusalém.
Seu trabalho se concentrou ultimamente fornecendo, de forma privada, ensinamentos filosóficos-ufológicos, que em um Curso Superior ministra a seus escolhidos. Sua literatura é explosiva como a pólvora das "traques" da terra onde nasceu e seu objetivo demonstrar que não todos os extraterrestres são "anjos bons" e bem intencionados, assim como despojar dos ufólogos a caraterística de provincianos ou bairristas. Igualmente ao filósofo espanhol Ortega e Gasset, declara:-" Provinciano é o que crê que sua província é o mundo e sua aldeia uma Galáxia".
Um dos pontos altos, e talvez o menos simpático para as mentes menos preparadas, é quando o Professor Durá desenvolve suas dissertação sobre as religiões e o Deus bíblico. Brusco, contundente e agressivo, com pitadas de humor, arranca as vestes empoeiradas pelos séculos, de alguns personages bíblicos, mostrando, sem medo, a verdadeira identidade dos mesmos. Este é o momento danado do seu trabalho ? Ou será o momento glorioso ? E se o Mestre Durá estiver certo ? Ou será que como bom valenciano nos está gozando a todos? Março de 1980
Osni Schwartz
Ufólogo