Páginas

domingo, abril 09, 2006

HULVIO BRANT ALEIXO (In Memoriam)

Nasceu em 5 de setembro de 1926 na cidade de Belo Horizonte -MG, onde faleceu em 23 de junho de 2006. Fez curso de piloto combatente pela FAB em 1948, oficial da Reserva da FAB. Graduou-se como psicólogo em 1967 pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor da Faculdade Municipal de Ciências Econômicas de Belo Horizonte. Fundou e foi presidente, e encabeçou como psicólogo e professor universitário no ano de 1954, o Centro de Investigação Civil dos Objetos Aéreos Não Identificados (CICOANI) grupo pioneiro na América Latina. No Brasil o pioneirismo coube ao Centro de Investigação Civil dos Objetos Aéreos Não-Identificados (CICOANI). As ufologias militar e civil proliferaram por todo o planeta, porem com raríssimos momentos de trabalho conjunto. A primeira, mais antiga, melhor aparelhada e mais organizada, especialmente nos países desenvolvidos, costuma desdobrar-se secreta e hermeticamente, não permitindo o acesso de estudiosos civis, exceto em ocasiões muito particulares. A segunda, carente de recursos de toda ordem (financeiros, humanos, técnicos, metodológicos etc.) desde o seu surgimento, tem padecido em função de máculas causadas por um grande contingente de pesquisadores despreparados. Em seus esporádicos confrontos com a secreta ufologia militar, foi alvo de muitas estratégias de desinformação e de grandes distorções geradas por embusteiros e mistificadores. Foi colaborador da Revista Ufológica da Associação Mineira de Pesquisas Ufológicas (AMPEU) em Dezembro de 1987 com 46 páginas, um marco na ufologia brasileira.
Obras: Aleixo, Hulvio Brant. 1969. Humanoids Encountered at La Baleia. Flying Saucer Review. Pt. 1, 14(6): 8-11, 20. Pt. 2, 15(1): 12-14.
Aleixo, Hulvio Brant. 1973. Abduction at Bebedouro. Flying Saucer Review 19(6): 6-14.
Aleixo, Hulvio Brant. 1975. Bebedouro II: The Little Men Return for the Soldier. Flying Saucer Review 21(3&4): 32-35. Aleixo, Hulvio Brant. 1985. UFOs, Jinns and Poltergeistry at Joaquim Murtinho. Flying Saucer Review 30(6): 17-19. Fonte: Livro Branco dos Discos Voadores de Guilherme Pereira e Walter Karl Bühler e pesquisa na internet.

2 comentários:

  1. Ético, sério. Se todos os úfologos tivessem o mesmo comportamento, certamente teriamos hoje uma Ufologia muito mais acreditada. Fiz parte do Cicoani na decada de 70. Professor Húlvio jamis forjou um dado obtido em pesquisas de campo.

    ResponderExcluir
  2. Errata do comentário. Onde está escrito jamis é jamais.

    ResponderExcluir